Imprimir

A certificação das aplicações móveis na área da saúde

Escrito por Webmaster.

As aplicações móveis (apps) são programas que funcionam em smartphones, tablets e outros dispositivos de comunicações móveis.

O desenvolvimento de apps médicas está a abrir novas possibilidades tecnológicas para melhorar os cuidados de saúde. Os profissionais de saúde estão a utilizar estas aplicações na prestação de cuidados prestados e cada vez mais pessoas utilizam-nas para gerir a sua própria saúde e bem-estar. Estas aplicações incluem uma ampla gama de funções que vão desde permitir às pessoas controlar a sua ingestão de calorias, passando pela possibilidade dos médicos visualizarem o raio x de um paciente no seu dispositivo de comunicações móveis.

No entanto, ainda não existe regulamentação específica para esta área e, consequentemente, também não existe certificação para este tipo de aplicações.

Tratando-se da área da saúde pública, é da maior importância garantir a segurança, validade e eficácia destas apps, dado o risco potencial para os pacientes caso não funcionam como anunciado. A fim de equilibrar a segurança do paciente com a inovação, é importante definir regras e especificações simples mas claras que permitam, aos fabricantes e desenvolvedores, certificar as suas apps na área da saúde num futuro próximo.

Neste contexto, o Mestrado em Informática Médica, das faculdades de Medicina e Ciências da Universidade do Porto, vai organizar um debate intitulado "A certificação das aplicações móveis na área da saúde" com a Dr.ª Mariana Pires Madureira, assessora do conselho directivo do INFARMED*.

Data: 7 de junho de 2013, 14:30

Local: Anfiteatro norte, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Al Prof. Hernani Monteiro, 4200 - 319 Porto, Portugal

Inscrições: livres, até dia 06.06.2013, através do link: http://goo.gl/2hq1E

Comissão organizadora: Prof. Doutor João Fonseca, Dr. Daniel Pereira

Apoio: CINTESIS

Clipping:

* O INFARMED tem por missão regular e supervisionar os sectores dos medicamentos, dispositivos médicos e produtos cosméticos e de higiene corporal, segundo os mais elevados padrões de protecção da saúde pública e garantir o acesso dos profissionais da saúde e dos cidadãos a medicamentos, dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal, de qualidade, eficazes e seguros.

 

fmup 01   logos-03   cintesis logo 1   logo medcids c   facebook google linkedintwitter

© MEDCIDS, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Home | Sitemap | ContactosFicha Técnica