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[ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Medicina e Sistemas de Saúde
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[ms_accordion_item title=”Docente” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]Alberto Freitas
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[ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Compreender a diversa terminologia médica e conhecer a organização e processos nos serviços de saúde e, em particular, no SNS. Apreender os fundamentos da medicina (intervenientes, normalidade e doença, decisão e método), dos sistemas de saúde e da prestação de cuidados atual. Abordar temas relacionados com a gestão e codificação de informação clínica e com a produção e utilização de indicadores.
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[ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Introdução
- Objetivos da disciplina
- Estrutura do curso e aulas
- Avaliação
Medicina
- Médico: Formação pré e pós-graduada
- Método clínico e Decisão médica
- Terminologia, evidência e Decisão
Sistemas de Saúde
- Estrutura e Intervenientes
- Recolha de informação e qualidade dos serviços prestados
Normas em sistemas de informação em saúde
- Terminologias e nomenclaturas
- Principais sistemas de classificação e codificação
- Classificação internacional de doenças (CID e CID-MC)
- Grupos de diagnóstico homogéneos (GDH)
Os GDH em Portugal
Auditoria, qualidade da informação clínica
- Problemas de qualidade de dados
- Auditoria e qualidade da codificação clínica
- Auditoria nos hospitais do SNS
Indicadores de qualidade e performance na gestão em saúde
- Conceitos fundamentais de qualidade em saúde
Indicadores em cuidados primários e secundários
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Plataforma online com conteúdos programáticos.
Aulas teóricas, teórico-práticas e seminários com apresentação e discussão de temas (incluindo exemplos de aplicação em saúde), exercícios em grupo e individuais, para resolução de problemas práticos em cenários de saúde.
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[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída com exame final
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
- Shortliffe, E. and J. Cimino ; Biomedical Informatics – Computer Applications in Health Care and Biomedicine, Springer, 2006 (3rd edition)
- Michelle A. Green, Mary Jo Bowie; Essentials of Health Information Management: Principles and Practices, Cengage Learning,, 2010
- Cruz-Correia RJ, Rodrigues PP, Freitas A, Almeida FC, Chen R, Altamiro C-P. ; Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records In: Hristidis V, editor. Information Discovery on Electronic Health Records: Chapman and Hall; p. 55-95., 2009
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[ms_accordion_item title=”Página oficial” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Página oficial
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