Programação

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Programação
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Docente” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Nuno Moniz

Rita Ribeiro

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Esta unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos à programação usando a linguagem R. Pretende-se explorar algumas das funcionalidades que esta linguagem oferece para: a análise de dados, através da manipulação, sumarização e visualização dos dados; o reporting, através da geração de dinâmica de relatórios.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

No final, o aluno deverá ser capaz de usar a linguagem de programação R para fazer a análise exploratória de um conjunto de dados.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

  • Conceitos Básicos do R
  • Manipulação de Dados
  • Sumarização de Dados
  • Visualização de Dados
  • Geração de Relatórios

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Todas as aulas são compostas por uma componente expositiva e por uma componente prática de realização de exercícios em R no computador.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Avaliação distribuída com exame final

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

  • W. N. Venables, D. M. Smith and the R Core Team; An Introduction to R, 2017
  • Norman Matloff; The Art of R Programming, No Starch Press, 2009
  • Emamnuel Paradis; R for Beginners, 2005
  • Toni Fischetti; Data Analysis with R, PACKT Publishing, 2015
  • Luís Torgo; Data Mining with R, CRC Press, 2010

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Página oficial” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Página oficial
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]