Introdução à Informática

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Introdução à Informática
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Docentes” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Miguel Areias

Pedro Brandão 

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Fornecer aos alunos os conceitos básicos sobre a Informática e a Ciência de Computadores. Compreensão dos fundamentos de arquitetura de computadores, sistemas de operação, redes, bases de dados, algoritmos e programação. Ter uma perspetiva crítica sobre o passado, presente e futuro da Informática.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Introdução e conceitos fundamentais

  • O papel dos algoritmos
  • História da computação
  • Abstrações
  • Repercussões sociais

Armazenamento de dados

  • Bits e o seu armazenamento
  • Memória principal e secundária
  • Representação de informação usando bits
  • Compressão de dados
  • Erros de Comunicação

Manipulação de dados

  • Arquitetura de computadores
  • Linguagem máquina
  • Execução de programas
  • Instruções aritméticas/lógicas
  • Comunicação entre dispositivos

Sistemas de operação

  • A evolução dos sistemas de operação
  • Arquitetura dos sistemas de operação
  • Coordenação das atividades de um computador
  • Tratamento da competição entre processos
  • Segurança

Redes de Computadores

  • Fundamentos de redes
  • A Internet e a A World Wide Web
  • Protocolos de Internet e segurançaHTML e CSS

Algoritmos

  • O conceito de algoritmo
  • Representação algorítmica
  • Desenho de algoritmos
  • Estruturas iterativas e recursivas
  • Eficiência e correção

Linguagens de Programação

  • Perspetiva histórica
  • Conceitos de programação tradicionais
  • Paradigmas de programação
  • A linguagem de Programação Python

Sistemas de Base de Dados

  • Fundamentos de Bases de Dados
  • O Modelo Relacional
  • A linguagem SQL
  • Extração de Conhecimento

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

As aulas teóricas são para a exposição e a discussão dos conceitos fundamentais da teoria e da prática dos tópicos abordados pela disciplina.
As aulas práticas destinam-se à resolução de problemas ilustrativos dos conceitos expostos nas aulas teóricas.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Avaliação distribuída com exame final

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

J. Glenn Brookshear, David Smith and Dennis; Computer Science: An Overview, 11th Edition, Pearson (Addison-Wesley), 2012. ISBN: 0805346325

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Página oficial” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Página oficial
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]