[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Investigação e Comunicação Científica
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Docente” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Competências
- Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
- Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
- Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
- Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
- Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.
Conhecimentos
- Protocolos de investigação em informática médica;
- Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
- Características específicas de artigos de revisão científica;
- Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
- Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.
Comportamentos
- Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
- Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
- Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
- Fomentar o espírito crítico de análise de dados.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
- Fases de uma investigação e definição do protocolo
- Desenhos de Estudo
- Pesquisa bibliográfica
- Escrita de artigos científicos
- Processo de submissão e revisão científica
- Artigos de revisão
- Comunicações científicas
- Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados
- Medidas de localização e dispersão
- Introdução à probabilidade
- Medidas de frequência e associação
- Estatística descritiva e construção e interpretação de tabelas e gráficso
- Princípios de inferência estatística (erro padrão, intervalo de confiança, testes de hipótese)
- Representatividade de amostra, precisão de resultados, poder do teste
- Medidas de agregação para meta-análise
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída com exame final
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
- Fathalla, M., & Fathalla, M; A practical guide for health researchers. World Health Organization, 2004
- Gopen, G. D., & Swan, J. A; The Science of Scientific Writing. American Scientist, 78, 550–558, 1977
- ICMJE; Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors., 2010
- Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. ; The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems. Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80, 2011
- Miller, R., & Gardner, R.; Recommendations for responsible monitoring and regulation of clinical software systems. Journal of the American Medical Informatics Association, 4, 442–457, 1997
- Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. ; Systematic reviews and meta-analyses: an illustrated, step-by-step guide. National , 2004
A. Petrie and C. Sabin; Medical statistics at a glance, Blackwell, 2009
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Página oficial” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Página oficial
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]