[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Sistemas de Informação em Saúde e Registos Clínicos Eletrónicos
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Docente” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Dotar os alunos de conhecimentos e competências na escolha, desenho e gestão de sistemas de informação em saúde e registos clínicos electrónicos.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Conhecimentos
- Características gerais dos sistemas de informação em saúde (SIS) tais como registos clínicos, monitorização de doentes, radiologia, saúde pública, educacional, bioinformática e de gestão de conhecimento
- Arquitecturas e tecnologias destes sistemas, com enfoque nos aspectos comuns nas diferenças e no desenho
- Arquitecturas, componentes e exemplos de SIS, especialmente de SIS hospitalares e de clínicas, no suporte aos profissionais de saúde e aos gestores das instituições
- Especificações de funções de TI que suportam o uso ético, seguro, eficiente e responsável da informação e da decisão cínica
- Arquitecturas e exemplos de SIS no suporte ao doente e ao público
- Arquitecturas e exemplos de SIS no suporte ao gestores dos serviços de saúde na comunidade e regionais
- Etapas de desenvolvimento de um SIS e tendências atuais do desenvolvimento das aplicações
- Principais componentes do workflow da informação clínica: identificar problemas de segurança, prescrição, gestão de requisições e de exames, comunicação, documentação, segurança da informação e desenvolvimento de TI na saúde
- Estratégia na gestão da informação organizacional
Aptidões e competências
- Usar de uma forma eficiente e responsável as ferramentas de processamento de informação, no suporte à prática e à decisão dos profissionais de saúde
- Planear SIS orientados aos objectivos dos serviços de saúde
- Tratar de questões relacionadas com a recolha e percursos dos dados, incluindo medidas de qualidade e de desempenho
- Definição dos requisitos dos SIS
- Analisar os processos de prestação de cuidados para promover a segurança do utente, a qualidade na prestação de cuidados e desenhar diagramas UML desses processos
- Identificar os principais problemas e constrangimentos na implementação de SIS
- Gerir Sistemas de Informação em Saúde
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
- Como podem os computadores auxiliar a prestação de cuidados
- Identificar e analisar a necessidade de sistemas de informação
- Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação em saúde
- Registos Clínicos Eletrónicos
- Integração de sistemas de informação e ontologias médicas
- Formatos de comunicação de dados
- Barreiras na recolha de informação
- Tendências atuais no desenvolvimento de aplicações
- Principais dificuldades nos SI na saúde
- Uso significativo da informação
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais
Trabalho de investigação em grupo com apresentação de um artigo cientifico no final
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Avaliação distribuída com exame final
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
- Shortliffe E, Cimino J; Biomedical Informatics – Computer Applications in Health Care and Biomedicine, 3rd ed: Springer, 2006
- H. Pardes , Harold P. Lehmann , Patricia A. Abbott , Nancy K. Roderer , Adam Rothschild , Steven F. Mandell , Jorge A. Ferrer , Robert E. Miller , Marion J. Ball; Aspects of Electronic Health Record Systems, Springer; 2 edition , 2006
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Página oficial” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Página oficial
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]