Investigação e Comunicação Científica

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Investigação e Comunicação Científica
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Docente” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Pedro Pereira Rodrigues 

Cristina Costa Santos

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Resultados de aprendizagem e competências” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Competências

  • Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
  • Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
  • Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
  • Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
  • Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.

Conhecimentos

  • Protocolos de investigação em informática médica;
  • Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
  • Características específicas de artigos de revisão científica;
  • Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
  • Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.

Comportamentos

  • Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
  • Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
  • Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
  • Fomentar o espírito crítico de análise de dados.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

  • Fases de uma investigação e definição do protocolo
  • Desenhos de Estudo
  • Pesquisa bibliográfica
  • Escrita de artigos científicos
  • Processo de submissão e revisão científica
  • Artigos de revisão
  • Comunicações científicas
  • Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados
  • Medidas de localização e dispersão
  • Introdução à probabilidade
  • Medidas de frequência e associação
  • Estatística descritiva e construção e interpretação de tabelas e gráficso
  • Princípios de inferência estatística (erro padrão, intervalo de confiança, testes de hipótese)
  • Representatividade de amostra, precisão de resultados, poder do teste
  • Medidas de agregação para meta-análise

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Tipo de avaliação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

Avaliação distribuída com exame final

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]

  • Fathalla, M., & Fathalla, M; A practical guide for health researchers. World Health Organization, 2004
  • Gopen, G. D., & Swan, J. A; The Science of Scientific Writing. American Scientist, 78, 550–558, 1977
  • ICMJE; Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors., 2010
  • Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. ; The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems. Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80, 2011
  • Miller, R., & Gardner, R.; Recommendations for responsible monitoring and regulation of clinical software systems. Journal of the American Medical Informatics Association, 4, 442–457, 1997
  • Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. ; Systematic reviews and meta-analyses: an illustrated, step-by-step guide. National , 2004
    A. Petrie and C. Sabin; Medical statistics at a glance, Blackwell, 2009

[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Página oficial” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Página oficial
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]